O desejo de conquistar uma colocação no mercado de trabalho é considerado uma prioridade para milhões de pessoas, não importa o sexo, a faixa etária, a nacionalidade, o grau de instrução acadêmica. Mas, ter um diploma e ser contratado por alguma empresa nem sempre é suficiente para sentir aquele gostinho de realização profissional. Para que uma pessoa desenvolva todo o seu potencial, supere desafios é necessário ter foco para alcançar objetivos tanto pessoais quanto profissionais.
Em relação às conquistas profissionais, por que muitas pessoas conquistam seu espaço no mercado de trabalho, enquanto outras se deparam com obstáculos que aparentemente nem deveriam ter cruzado seus caminhos? A resposta pode ser mais simples do que muitos pensam: planejamento de carreira. Uma ação focada que direciona o indivíduo para desenvolver competências técnicas e comportamentais que o farão tornar-se um profissional diferenciado.
Ao contrário do que muitos imaginam o planejamento para o desenvolvimento de carreira não é uma ação que parte apenas do profissional. Hoje, as organizações através da área de Recursos Humanos e dos gestores, em trabalho conjunto com o colaborador, oferecem todas as ferramentas necessárias para que aquele talento desenvolva-se e agregue valor a si próprio e ao negócio.
No São Paulo Airport Marriott Hotel, por exemplo, o planejamento de carreira está na cultura da empresa. Segundo Paula Ortega, gerente de RH, como o hotel é uma franquia da Marriott Internacional, toda a sua administração de pessoal e desenvolvimento de carreiras é realizada pela Deville, rede de hotéis com sede no sul do Brasil.
Inaugurado em 1993 pela rede de hotéis Deville, o então Deville S. Paulo operou até 2001 sob a bandeira da empresa. Há seis anos, ao identificar um mercado competitivo na região de Guarulhos, a Marriott International associou-se à rede de hotéis paranaense, que se tornou a primeira franqueada Marriott na América do Sul. Desde então, a unidade opera sob o nome São Paulo Airport Marriott Hotel, mantendo a rede Deville como proprietária do estabelecimento.
Vale ressaltar que essa filosofia aplicada à Gestão de Pessoas, leva em conta a permanência e o crescimento dos colaboradores e a formação de talentos para a Deville. "É possível formamos um talento neste hotel e ele ser promovido para outro hotel ou vice-versa", afirma, ao acrescentar que é importante que exista o estímulo ao desenvolvimento de carreiras, pois no segmento de hotelaria, por exemplo, é fundamental a formação contínua e a permanência dos profissionais na empresa, pois são diversos detalhes específicos que permeiam os profissionais que trabalham em hotéis.
Sempre enfatizando que o desenvolvimento de carreira é mais do que um programa e sim uma filosofia de trabalho quando, por exemplo, um cargo superior é disponibilizado é feito todo um trabalho para que sejam realocadas pessoas do próprio quadro funcional da empresa. O que existe, cita Paula Ortega é uma verdadeira sinergia para que isso aconteça.
Nesse contexto, é fundamental destacar a importância do papel dos gestores que servem tanto de mentores dos profissionais. Afinal, além de servirem de exemplo para os talentos, eles também são responsáveis por identificarem as competências que precisam ou não ser desenvolvidas, bem como incentivar os colaboradores a não desistirem de superar obstáculos que surgirão no decorrer do caminho.
"É uma verdadeira espiral. O gestor preocupa-se com a formação do seu subordinado, pois sabe que se surgir uma vaga superior, ele próprio pode se candidatar, uma vez que o seu subordinado esta apto a ocupar o seu cargo. As chances de crescimento são em todas as áreas, desde cargos iniciais como serviços gerais, estagiários ou programas de inserção social", explica a gerente de Recursos Humanos do São Paulo Airport Marriott Hotel.
Para cada cargo disponibilizado pela organização, há pré-requisitos e habilidades que são trabalhadas durante todo o ano. Existe, anualmente, uma avaliação de competências onde é traçado um plano de desenvolvimento para se trabalhar os pontos onde não foram os colaboradores não estão tão bem. Trimestralmente esses pontos são revistos e é traçado o desenvolvimento de cada profissional.
Dentre as competências que fazem parte do planejamento de carreira, está o desenvolvimento de competências consideradas fundamentais pela empresa, como: foco no cliente; relacionamento; agilidade; comprometimento; controle emocional; zelo pelos bens; atendimento; trabalho em equipe e iniciativa. "O nosso principal foco é a qualidade de atendimento dos nossos hóspedes, nossa principal razão de existência", diz Paula Ortega.
Para dar respaldo aos profissionais que desejam ter uma ascensão interna, a empresa conta com a colaboração das lideranças, porque todos os cargos de chefia são considerados mentores do desenvolvimento de carreiras. Para que as lideranças assumam essa responsabilidade, existe um trabalho prévio que é realizado com esses líderes, para que eles sejam multiplicadores do conhecimento e do fazer hoteleiro.
Receptividades dos talentos - Quando questionada sobre a receptividade dos profissionais em relação às ações focadas para o desenvolvimento de carreias, os funcionários, Paula Ortega afirma que o mesmo é excelente. "Os nossos colaboradores possuem chances reais de desenvolvimento interno. Vários profissionais que possuem cargos de chefia iniciaram a carreira na rede, através de estágios no início das suas carreiras. Podemos citar o exemplo da gerente de Hospedagem, que iniciou a sua carreira como estagiária de nutrição, depois foi promovida a nutricionista, assistente de Alimentos e Bebidas e gerente de Alimentos e Bebidas. Isso também demonstra que o nosso desenvolvimento é baseado em uma visão ampla do negócio, para que os colaboradores possam exercer cargos executivos futuramente", ressalta a gerente de RH.
Os benefícios do planejamento de carreira - Além de gerar possibilidades reais de ascensão interna, as ações direcionadas ao planejamento de carreira, a empresa sente benefícios significativos no dia a dia. Isso se revela, por exemplo, na rotatividade da organização que é considerada a mais baixa que é média do mercado.
Além disso, o São Paulo Airport Marriott Hotel também observou reflexos positivos como: melhoria na qualidade no atendimento; busca de excelência constante do serviço prestado e a sua consistência. Existe ainda uma mobilidade, que não é apenas vertical. O colaborador pode passar por áreas distintas da hotelaria. Esse crescimento horizontal é fundamental para o negócio e também para que o profissional, pois com uma visão ampla, o funcionário poderá assumir cargos executivos no futuro. "No negócio hoteleiro é fundamental o conhecimento e desenvolvimento amplo dos nossos profissionais", conclui Paula Ortega, ao mencionar a importância da filosofia da empresa em relação ao desenvolvimento de carreira das pessoas que atuam na companhia.
Por Patricia Bispo - RH.com.br
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