Para ocupar o cargo desejado, o profissional precisa ser, antes de tudo, avaliado. Assim como a entrevista é um processo muito importante, é durante a execução do cargo que ele pode provar para o superior imediato o bom profissional que é. Com isso, a pessoa deve ter algumas competências básicas para não perder a oportunidade dentro de uma empresa. Maria Helena Mazzari, Consultora de Outplacement, listou as dez principais competências avaliadas pelos gestores.
1ª Comunicação: A capacidade de promover a interação de informação.
2ª Comprometimento: O líder quer resultados e, além disso, o profissional deve cumprir prazos.
3ª Iniciativa: É a capacidade que o profissional tem para propor soluções, ideias e desenvolver novos projetos.
4ª Organização: Facilidade de o profissional organizar suas ideias e projetos de maneira que o ajude a atingir metas
5ª Trabalho em equipe: O profissional deve ter bons relacionamentos nos diversos níveis hierárquicos.
6ª Empatia: É a capacidade que o profissional tem de se colocar no lugar do outro, tanto cliente como outro membro da equipe.
7ª Inovação: Competência de implementar novas ideias, que adicionem valores ao processo.
8ª Flexibilidade: Os profissionais que têm facilidade de adaptar-se a novos locais, pessoas e situações ganham pontos com os líderes.
9ª Resiliência: A facilidade de trabalhar sob pressão.
10ª Autodesenvolvimento: É uma das mais importantes dentre as demais. É o profissional disposto a aprender e compartilhar conhecimentos.
*Maria Helena Mazzari é Consultora de Outplacement da Ricardo Xavier Recursos Humanos
E-mail: mariahelena@ricardoxavier.com.br
Site: www.ricardoxavier.com.br
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